Essa semana vamos falar um pouco mais sobre trairunning ou corrida em trilhas.
Antes de mais nada vamos tentar definir trail running, ou trailrun. Vamos apresentar abaixo a definição de Trail Running conforme publicado no site da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP) que está em conformidade com o que também define a International Trail Runnig Association (ITRA), órgão mundial que regula o nosso esporte.
- Segundo as informações publicadas nos dois sites, temos:
a) Conceito Trail Running
Para a Associação de Trail Running de Portugal a abordagem deve ser abrangente e não restritiva. Desta forma o conceito adotado para as provas de Trailrun é o seguinte:
Corrida pedestre na natureza, com o mínimo de percurso pavimentado/calçado, em vários ambientes (serra, montanha, alta montanha, planície, etc) e terrenos (estradão de terra, caminho florestal, trilhas, single track, campos de neve, praias, etc), idealmente – mas não obrigatoriamente – em semi ou auto-suficiência, a ser realizada de dia ou durante a noite, em percurso devidamente balizado e marcado, respeitando a ética desportiva, a lealdade, solidariedade e o meio ambiente.
b) Categorização Por distância
Temos regularizadas e definidas as seguintes distâncias, segundo a ATRP:
1) Trail
Trail Curto: até 21,0975Km (até a distância da meia maratona)
Trail Longo: de 21,0975Km até 42,195Km (de distância de meia maratona até distância de maratona)
2) Ultra Trail
Constituído por provas acima de 42,195 Km (acima da distância da maratona)
O Ultra Trail é classificado da seguinte forma:
Ultra Trail Médio: de 42 a 69 km
Ultra Trail: de 70 a 99 km
Ultra Trail XL: mais de 100 km
Nota: No caso de uma prova por etapas (Desafio das Serras, El Cruce, Transalpine, Marathon des Sables), considera-se a prova como sendo de uma dada categoria do Ultra Trail, se pelo menos uma das etapas cumprir esse requisito. Caso contrário será considerada uma prova de Trail.
(Fontes: http://www.i-tra.org e http://atrp.pt/)
Mais informações sobre o trailrun serão apresentadas em breve, mas você também pode encontrá-las nos seguintes endereços:
http://www.i-tra.org
http://atrp.pt/
Deixe seu comentário, de sua opinião, sugira assuntos para apresentarmos posts aqui.
Maria’s da Trilha, belas e feras na natureza!