As principais lesões que acometem os praticantes de trailrunning

Além de contar histórias de superação e de inspiração para todas as Maria’s da Trilha, também consideramos importante falar sobre alguns problemas que podem acometer alguma Maria desavisada ou apressadinha na transição para o mundo das trilhas.Neste post vamos apresentar as lesões mais comuns nos praticantes do esporte, para que em outro post o Fisioterapeuta Matheus Kowalski, mais um amigo das Maria’s e sócio da  Suporte Reabilitação Esportiva aqui de Porto Alegre possa nos orientar como prevenir ou até evitar tais lesões e, assim, possamos ter uma maior longevidade no trailrunning junto com uma ótima qualidade de vida, capaz de nos proporcionar o bem estar, a alegria e a saúde que tanto buscamos.

Quais partes do nosso corpo sofrem com lesões quando praticamos o trailrunning?

Segundo estudos em diversos países onde o trailrunning é praticado por centenas e milhares de pessoas, o alto impacto que a apaixonante, porém exigente, atividade exerce sobre o corpo faz que seja necessário termos uma preparação orientada, bem como um cuidado adequado antes, durante e depois da corrida, caso negligenciemos esses cuidados poderemos desenvolver lesões como as que abaixo citaremos:Lesões no tornozelo, pés ou dedos dos pés: cãibras, tendinite da fáscia plantar, neuroma de Morton, entorses e fraturas de tornozelo / pé, luxações e fraturas nos dedos dos pés.

Lesões nas pernas: cãibras nas panturrilhas, tendinite de Aquiles, periostite tibial (canelite), estiramentos ou contraturas musculares.

Joelho: entorses / ligamentos rompidos, lesão do menisco, síndrome da banda iliotibial, tendinite patelar.

Quadril: tendinite do músculo psoas, tendinite do músculo reto-femural, dores no quadril.Lombar ou parte inferior das costas: lombalgia (dores na porção inferior das costas), dor ciática.

Tórax, abdômen e costelas: cãibras no abdômen ou no diafragma, luxações ou fraturas das costelas.
Coluna dorsal e ombros: espasmos nos músculos trapézio, espasmos nos músculos escapulares, contraturas musculares na região dorsal.

Pescoço-cabeça: dores no pescoço e coluna cervical.

Existem outras lesões possíveis nos praticantes de trailrunning, mas essas acima citadas são as mais comuns na grande maioria dos praticantes do esporte.

Agora esperemos o nosso amigo Matheus no próximo post nos orientar como prevenir essas lesões para que, todas nós Maria’s da Trilha  possamos realizar a pratica responsável e consciente do nosso esporte e não tenhamos que ficar de molho por esses inconvenientes.Já estamos ansiosas pelas dicas!

Vamos Maria’s!!! Vamos invadir as trilhas!!! Segue um vídeo da (clique ao lado) Mt. Marathon em Seward no estado americano do Alasca, nela homens e mulheres correm separados, reparem na quantidade de Maria’s correndo por lá! Tomara que em breve tenhamos provas assim por aqui, bem como a mesma quantidade de meninas nas trilhas!!!

Maria’s da Trilha, belas e feras na natureza!!!

2 respostas para “As principais lesões que acometem os praticantes de trailrunning”

  1. Hi. I have checked your mariasdatrilha.com.br and
    i see you’ve got some duplicate content so probably it is the reason that
    you don’t rank hi in google. But you can fix this issue fast.
    There is a tool that creates content like human, just search in google: miftolo’s tools

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *