Sabrina Schirmer – e suas aventuras no mundo do ultratrail

Hoje vamos conhecer essa fera gaúcha que é inspiração de muitas Maria´s. Tem uma larga estrada e diversos feitos em provas nacionais e  internacionais no mundo trail. Atualmente, ela faz parte do Team Raiz Trail, uma iniciativa gaúcha para o fomento do trailrunning no Rio Grande do Sul. Esta inquieta Maria tem como treinador Sidney Togumi, da Upfitrail, e, está em plena preparação para mais uma vez enfrentar os Alpes entre Itália, Suíça e França, na CCC-UTMB.

Vamos lá saber um pouco mais dela.

A Sabrina Schirmer, vive em Porto Alegre com sua família, que segundo ela, é a base de tudo.

É Professora de Educação Física –Personal Trainner

Teve seu primeiro contato com as trilhas nas corridas de aventura há 20 anos atrás. Praticava corrida, bike, remos e técnicas verticais. Ela diz “foi amor à primeira vista”.

Porém, em 2008 depois do nascimento do seu filho e a falta de tempo para treinar todas as modalidades e o fenômeno das ultramaratonas de montanha, resolveu focar nesta modalidade que leva até hoje como sua maior paixão no esporte.

A principal motivação era manter o contato com a natureza e o desafio de encarar as dificuldades, que a nascente modalidade que chegava ao país impunha.

Já no seu primeiro desafio, a superação já estava explícita, foi encarar as montanhas da Argentina na La Mision Race – 160km –  insana – diz ela.

“A primeira prova foi desafiadora. A sensação de chegar ao cume da montanha foi inexplicável. O visual compensou e compensa qualquer sacrifício.”

Como treinos ela costuma correr, conforme a planilha enviada pelo seu treinador, cumpre a risca cada fase de treinamento, além de pedalar, nadar e fazer reforço muscular.

Relata que sua rotina é bem pesada, devido principalmente ao trabalho, mas ressalta a facilidade de estar o dia todo dentro de academias o que facilita um pouco. É extremamente disciplinada para conseguir encaixar tudo e não abdicar de momentos em família.

Considera o acompanhamento nutricional  muito importante, pois entende que através dele podemos melhorar o desempenho não só nos treinos como nas competições.

A atleta já apresentou muitos problemas digestivos, principalmente durante as provas, a dificuldade em acertar a alimentação adequada acabava sendo decisiva no seu resultado. As complicações gastrintestinais, mais precisamente o vômito aliado ao esforço físico limitavam a sua performance na prova, justamente porque não conseguia repor adequadamente os nutrientes. Hoje com a ajuda da nutricionista ele consegue encontrar o equilíbrio, pois tem uma certa intolerância aos suplementos alimentares, não consegue ingerir grande quantidade de alimentos durante a prova, pois se sente enjoada. Depois de muitos testes, costuma carregar o que vai comer pois já está acostumada. Depois de muitos anos já experimentou várias opções e hoje, relata que está tudo sob. Monta todos os kits e deixa nos dropbags, para evitar ingerir algo que não está habituada.

Antes e depois das provas segue a dieta baseada em aumento da massa magra e manutenção da massa gorda, também importante para reserva de energia para os longos períodos de esforço nas provas.

Dentro das provas que concluiu, ela destaca:  La Mision Race 160 km na Argentina, Patagônia Run 120 km na Argentina, Vulcano Ultra Trail 100 km Chile, Lavaredo Ultratrail 120km na Itália, Ultra Fiord 100km Chile e Ultra Trail du Mont Blanc TDS 119 Km França. Que belo currículo hein?

 

Falando um pouco do seu principal desafio em  2018, mais uma vez irá desfrutar das belezas, dos vales e das montanhas na região do Mont Blanc e aventurar-se na CCC, uma prova de 100 km que larga da Courmayer na  Itália, passa pela Champex Lac na Suiça e termina em Chamonix na França e é das iniciais destas três belas cidades alpinas que vem o nome da prova CCC.

Dentro do contexto do trailrun no Brasil, ela afirma que esta modalidade só cresce. Os corredores saem do asfalto e se apaixonam pelas belezas naturais das trilhas. Provas novam surgem, novos adeptos ,ninguém segura mais !

Como indicação para nos Maria´s ela nos diz que, atualmente com a grande oferta de provas no país, o importante é escolher o desafio que seja compatível ao seu condicionamento físico. A distância escolhida deve estar de acordo com sua realidade, experiência e tempo disponível para treinar. O treinador deve estar ciente das metas para este desafio. E, não devemos esquecer que o desafio deve ser escolhido para a diversão e o prazer de estarmos em meio a natureza.

E ela nos fala do seu sonho: “Meu maior sonho? Continuar me divertindo! O trail me trouxe muitos amigos. Me fez conhecer lugares maravilhosos. Se puder continuar ativa por “todo o sempre” estarei feliz, pois ser trailrunner é: divertir-se, desfrutar da natureza e desafiar-se a cada momento”

Por tudo isso e principalmente depois dessa longa caminhada, a essa Maria indica o esporte, por que defende que é uma modalidade esportiva em que o contato com a natureza é direto, te apresenta  à várias pessoas e de quebra te leve a viajar por ai e conhecer as belezas do mundo. Isso é trailrun!!

Obrigada querida Maria, por ser uma referência e pela disponibilidade em compartilhar toda essa experiência conosco.

 

58 respostas para “Sabrina Schirmer – e suas aventuras no mundo do ultratrail”

  1. Hey there, You’ve performed a fantastic job. I’ll definitely digg it and
    in my opinion recommend to my friends. I am sure they will be
    benefited from this website.

    Feel free to visit my web-site :: Lon

  2. I’d been honored to obtain a call from my friend as soon as he identified
    the important recommendations shared on your own site. Studying your blog write-up is
    a real brilliant experience. Many thanks for thinking of readers just like me, and
    I desire for you the best of achievements for a professional in this area.

    Look into my website :: Calm CBD Gummies Cost

  3. Greetings from California! I’m bored to death at work so I decided
    to browse your site on my iphone during lunch break. I enjoy the info you present here and can’t wait to take a look when I get home.

    I’m shocked at how fast your blog loaded on my mobile ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, amazing site!

    my web site :: Divine Dynamic Keto

  4. 515680 994685So may be the green tea i buy in cans exactly the same as the regular tea youd buy to put inside your morning cup? Ive been told is just normal green tea created to be cooler, but does it have any affect as far as not speeding up your metabolism as quickly as normal hot green tea? 995464

  5. My programmer is trying to convince me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the costs.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on numerous
    websites for about a year and am anxious about switching to another
    platform. I have heard excellent things about blogengine.net.

    Is there a way I can transfer all my wordpress content into it?

    Any help would be really appreciated!

    Here is my blog Tri-Bol Testo

  6. A lot of thanks for each of your work on this site.
    Gloria really likes making time for investigation and it’s obvious why.
    Most people learn all regarding the powerful manner
    you deliver both useful and interesting strategies on the web blog and attract participation from other ones on this concern plus my princess
    is understanding a lot of things. Enjoy the rest of the year.

    You are always doing a really great job.

    Review my homepage :: Flexo Bliss Ingredients

  7. I’m not that much of a internet reader to be honest but your blogs really nice, keep it up!
    I’ll go ahead and bookmark your site to come back down the
    road. All the best

  8. A fascinating discussion is worth comment. I do believe
    that you need to write more about this topic, it might not be a
    taboo matter but generally folks don’t speak about these topics.
    To the next! Kind regards!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *